Sementes grafitadas: conheça essa técnica e suas principais vantagens
A semente grafitada é um produto de alta qualidade, visto que apresenta alto grau de germinação. Isso porque, de modo geral, elas passam por um rigoroso processo de tratamento para garantir sua base nutritiva e inibir possíveis doenças.

Cabe destacar que o uso de sementes tratadas com fungicidas eficientes é uma forma segura e relativamente barata de se praticar o controle de doenças cujos agentes causais são transmitidos por outras sementes ou até mesmo os próprios microorganismos presentes no solo.

Além disso, é prática comum, entre alguns produtores, a adição do grafite às sementes, com o objetivo de reduzir o atrito das sementes com os mecanismos de distribuição da semeadora, haja vista que isso proporciona melhor fluxo das sementes, resultando numa melhor distribuição das mesmas e, consequentemente, uma semeadura mais uniforme. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
 

Afinal, o que são sementes grafitadas?


De modo geral, sementes com adição de grafite, são produtos tratados com fungicida e grafite com o objetivo de retirar todo material agregado, tais como pragas, sementes impróprias ao cultivo, isto é, malformadas, pedras, terra, folhas, dentre outros objetos que podem comprometer seu plantio.

Em linhas gerais, a aspereza natural das sementes dificulta seu escoamento nos diversos sistemas de plantio devido ao atrito gerado pela aspereza da semente. Como resultado, pode-se observar a perda do poder de germinação da semente e um plantio irregular, caracterizado pela presença de falhas (espaços sem sementes) e duplas (mais de uma semente no mesmo espaço).

O uso do grafite, por sua vez, cria uma camada lubrificante na superfície da semente, diminuindo o atrito e facilitando o escoamento durante o plantio. Cabe lembrar que o produto não interfere negativamente no poder de germinação da semente, além de ser um inerte, não tóxico e não perecível.


Quais as vantagens das sementes grafitadas?


●    Esse tipo de semente geralmente está isenta de nematóides, ou seja, pragas que contaminam o solo que será cultivado;
●    Esse tipo de semente permite a regulação mais eficiente de máquinas semeadoras, proporcionando uma distribuição homogênea durante a semeadura;
●    Sementes de baixa pureza possuem inúmeras camadas, logo, as sementes grafitadas têm peso mais uniforme, bem como seu tamanho, o que permite uma distribuição adequada pelo terreno;
●    Todo processo de semeadura se dá de maneira proporcional e ininterrupta, o que confere maior uniformidade da área cultivada;
●    Utilização conjunta de fungicidas oportunizam um maior potencial germinativo das sementes por meio do controle de pragas e doenças que eventualmente possam afetar as próprias sementes e o solo.
 

Conclusão


Inúmeros estudos apontam que a adição de grafite às sementes tratadas ou não com fungicidas não afetam a capacidade das mesmas em germinar. Além disso, sabe-se que elas também não influenciam negativamente na eficiência dos fungicidas em detrimento do controle de fungos nas sementes presentes em determinados tipos de solo.

Nesse contexto, a utilização de sementes grafitadas é uma possibilidade muito interessante, haja vista sua contribuição para a melhora na formação das plantas, bem como na consequente redução de custos, afinal, com ela o plantio torna-se mais regular e eficiente — além de minimizar a abertura para plantas invasoras.

A Sementes Santa Fé é uma empresa de beneficiamento de sementes constituída em 1995 e vem, desde então, atuando diretamente na produção e comércio de sementes certificadas para o uso no agronegócio. Para encontrar o melhor produto, entre em contato conosco ou confira nosso catálogo de sementes agora mesmo!
 

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044