O processo de germinação das sementes é influenciado por diversos fatores internos e externos às sementes. Ele passa por várias etapas que completam o desenvolvimento do embrião e determinam o sucesso da plantação.
Pensando nisso, listamos abaixo os fatores que afetam a germinação das sementes e como isso acontece. Para saber mais, continue lendo.
Fatores afetem a germinação das sementes
Alguns fatores influenciam e afetam a germinação das sementes, como luz, temperatura, disponibilidade de água e oxigênio. Confira abaixo o impacto de cada um desses elementos:
1. Luz
Algumas sementes germinam apenas no escuro. Outras, no entanto, precisam de um longo ou curto período de luz. É preciso conhecer as características de cada espécie e garantir que suas necessidades sejam atendidas.
2. Temperatura
A temperatura pode afetar as reações bioquímicas que determinam o processo germinativo. Há espécies que respondem bem tanto à temperatura constante como à alternada. A alternância de temperatura corresponde à uma adaptação às flutuações naturais do ambiente.
3. Água
A água é o fator mais importante e que mais influencia o processo de germinação das sementes. Ela precisa ser oferecida na quantidade correta, pois o excesso de umidade provoca o decréscimo na germinação, inibindo a penetração do oxigênio.
Fases da germinação das sementes
A germinação das sementes é dividida em três fases:
1. Embebição
Consiste na captação de água que gera o umedecimento.
2. Indução do crescimento
Ocorre a formação de novos tecidos e a ativação do metabolismo.
3. Crescimento do eixo embrionário
Compreende o processo de expansão celular e a ruptura do tegumento com a raiz embrionária.
Ainda tem alguma dúvida? Fale com nossa equipe especializada. A Semente Santa Fé possui ampla variedade em sementes e a maior qualidade do mercado. Peça seu orçamento pelo site ou pelo número (62) 3291-7788.