Características e vantagens do sistema de plantio direto

O plantio direto é uma técnica que desperta curiosidade por ser realizado em solo “não resolvido”. Ficou curioso e quer entender de vez sobre o assunto? Continue a leitura.

Como funciona o sistema de plantio direto?
A técnica do plantio direto é uma importante ação ambiental em que o cultivo do solo é priorizado em sua essência. No plantio direto instrumentos como arado e gradagem são abolidos e o solo é aproveitado sem ser nivelado ou mexido.
As únicas intervenções são a abertura de sulcos ou covas para depositar as sementes e a cobertura do terreno com palha seca. Essa cobertura ajuda a proteger o solo do escorrimento de água e da erosão.

Vantagens do sistema de plantio direto
O sistema de plantio direto é importante como ação ambiental porque é bem menos agressivo que as outras formas. Mas não é só por isso que ele vem sendo cada vez mais adotado. Confira algumas vantagens:
- No plantio direto acontece maior retenção de umidade, havendo maiores rendimentos em anos secos.
- No plantio direto não há recorrência de erosão e nem existe a necessidade de replantio, eliminando muitos custos com o cultivo.
- Mais tempo para semear (enquanto no Plantio Convencional é possível semear 3 a 6 dias após uma chuva forte, no Plantio Direto é possível semear 6 a 12 dias após uma chuva)

Os benefícios para o meio ambiente e para o produtor são visíveis e é por isso que o plantio direto tem ganhado cada vez mais adeptos em todo o Brasil.

Gostou de conhecer mais dessa técnica? Acompanhe o blog da Sementes Santa Fé e fique por dentro de notícias e novidades do mundo do campo.

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044