Plantio de Calopogônio
O Calopogônio é uma planta de origem leguminosa forrageira perene, com característica rastejante de estival, nativa do trópico sul americano.

Características

Calopogônio é uma planta de origem leguminosa forrageira perene, com característica rastejante de estival, nativa do trópico sul americano.

Suas folhas são trifoliolada e pilosas em ambas as faces, sua forma é ovalada e olíptico, seus caules são capacidade são herbáceos, coberto por pelos de cor marrom, as flores são azuis e formam cachos de 4 a 12 flores, as vagens possuem formato linear ou curvo, cobertas por densa pilosidade marrom e em média de 5 a 8 sementes por vagem.
 
Clima e solo
 
Planta Calopogônio com bom crescimento em lugares de clima quente e úmido, em caso de regiões secas e com geadas fracas, perde-se as folhas e pode vir a perder a plantação em períodos secos, mas se regenera no clima chuvoso, seu crescimento é formado com densa camada de vegetação entre 4 a 5 meses.
O clima ideal para cultivo do Calopogônio, situa-se em torno de 30 graus, boa tolerância a inundação, adapta-se a solos leves e pesados com pH 4,5 a 5,0.
 
Adubação
 
Calopogônio na sua adubação, rende até 80% de forragem em solos de média fertilidade natural, sob 60% de saturação de alumínio e 4 mg de P/kg e tolerante a manganês tóxico.
Porém deve-se corrigir a acidez por alumínio para 0,5 m.e. através do calcário dolomítico, assim fornecendo magnésio para melhorar a disponibilidade do molibdênio, auxiliando na fixação de nitrogênio.
Sua adubação é feita fosfatada se necessário quando teor de fósforo for baixo, em torno de 1 a 5 ppm de P, recomendado entre 45 a 60 kg/há de P205 total na forma de fosfato natural.
 
Semeadura
 
Por se tratar de uma espécie com desenvolvimento lento, profundidade de plantio é entre 02 a 06 cm. Estas profundidades de plantio são obtidas com a plantadeira ou incorporando as sementes com grade leve.  A germinação se inicia 5 a 10 dias após o plantio.
 
Pragas e doenças
 
Calopogônio sofre um ataque bastante intenso de vaquinhas e algumas espécies de lagartas, mas estas pragas, de um modo geral, pouco afeta a sua produção e persistência. Em consorciações com gramíneas estão sendo realizados estudos para verificar o seu efeito sobre a população de cigarrinhas das pastagens. Em certas ocasiões esta leguminosa pode ser atacada por viroses, fato, no entanto considerado raro.
 
Na Sementes Santa Fé você encontra uma enorme variedade de semente para nutrição animal, realize um orçamento sem compromisso ou ligue (62) 3291-7788

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044