Conheça o Capim Decumbens ou Braquiarinha e suas vantagen

Dentre as fontes de alimentação do rebanho de animais de grande porte no país, as pastagens (cultivares) continuam em uma posição de destaque. No entanto, quando o assunto é a forrageira, existe no mercado uma série de alternativas, logo, é natural surgirem dúvidas, por exemplo, em relação às vantagens do uso do Capim Decumbens.

Por outro lado, cabe destacar que, para escolher a melhor opção de forragem para o gado, é fundamental levar em consideração alguns aspectos. Isso porque esse tipo de escolha passa diretamente por fatores como o tipo de solo, condições climáticas e até mesmo a altitude da região em que se está localizada a propriedade rural.

Na verdade, estes são os fatores responsáveis pela popularização dos capins deste gênero, afinal, boa parte dos criadores de bovinos utilizam esta espécie tanto para pastagem quanto para cobertura de solo. A seguir, conheça as principais vantagens do uso da braquiarinha (Capim Decumbens) e fique por dentro de algumas particularidades do gênero.

Brachiaria decumbens (braquiarinha)

Por se tratar de um país de dimensões continentais, é muito comum a utilização de diferentes espécies de brachiarias. No caso da braquiarinha, tal variedade é mais comumente encontrada em regiões montanhosas, afinal, a planta possui crescimento intenso e de rápida cobertura do solo, o que permite uma maior taxa de sucesso no caso de solos que apresentam tais condições.

Outra característica muito importante é que a Brachiaria Decumbens é altamente resistente a algumas espécies de pragas, como plantas invasoras que podem gerar danos importantes ao desenvolvimento da forragem, inclusive em relação à erosão do solo. Em contrapartida, mesmo em condições de baixa fertilidade, seu uso é recomendado — observando, é claro, as boas práticas de adubação.

Ainda em relação à posição das propriedades rurais, no caso de regiões montanhosas, cabe ressaltar que a braquiarinha é uma alternativa interessante mesmo para áreas de até 1.750 metros acima do nível do mar. Ainda, a temperatura indicada para o crescimento saudável da planta deve ficar entre 30º e 35º.

Em que situações ela é melhor aplicada?

De modo geral, a Brachiaria Decumbens pode ser utilizada em diferentes funções. Contudo, seu uso é normalmente mais indicado para formação de pastagem ou, ainda, para cobertura de solo.

Cobertura de solo

A braquiarinha pode ser muito vantajosa quando aplicada na cobertura de solo, mesmo em regiões de baixa precipitação, uma vez que a planta é resistente à seca. Além disso, quando associada a outras culturas, como o plantio do milho, por exemplo, ou a sobressemeadura de soja, a Brachiaria Decumbens facilita pode contribuir para a entressafra, uma vez que oferece boa cobertura de matéria seca.

Pastagem

Tal como ocorre em outras espécies, a braquiarinha também pode ser uma espécie menos suscetível à infestação de cigarrinha das pastagens. Por isso, quando comparada com outras espécies disponíveis no mercado, o baixo de teor das proteínas, dadas em razão do elevado uso de adubos, pode torna-la uma opção menos viável.

Como alternativa, pode-se utilizar outra espécie para tal finalidade: a Brachiaria brizantha, Isso porque ela é superior no que diz respeito ao potencial produtivo. Dessa forma, mediante a necessidade, por exemplo, de introdução de forrageiras a fim de garantir uma melhor integração entre lavoura e pecuária, a Decumbens apresenta mais pontos negativos do que positivos — e é por isso que a brizantha se apresenta de maneira um pouco mais positiva.

Quais as vantagens da brachiaria decumbens?

De modo geral, a bachiaria decumbens é uma espécie muito utilizada por seu alto potencial de estabelecimento. Afinal, trata-se de uma espécie cuja formação de pastagem se dá bem rapidamente, sem comprometer a qualidade da cobertura do solo. Outro aspecto que se destaca em relação ao uso desta espécie passa diretamente pela maior resistência a pragas como formigas cortadeiras, embora menos tolerante às cigarrinhas, como vimos.

Além disso, sua tolerância à seca também merece destaque, sobretudo em comparação com outras espécies de forrageiras. No entanto, alguns pontos negativos devem ser avaliados na hora de definir pelo estabelecimento deste tipo de cultivar, especialmente em razão da espécie ser menos resistente no caso do ataque de cigarrinhas e maior possibilidade de oferecer uma matéria orgânica de menor qualidade para os animais durante os meses mais quentes do ano.

Agora já sabe em que situações a braquiarinha pode ser melhor aplicada e conhece algumas das vantagens que fazem desta uma das espécies mais utilizadas na cobertura de solos. Portanto, se ficou alguma dúvida, basta deixar o seu comentário a seguir.
 

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044