Capins para pastagem: saiba como escolher a forrageira certa
No Brasil, o pasto é a base da produção do rebanho bovino e para escolher a forrageira ideal e formar boas pastagens é preciso considerar alguns critérios. Confira as características dos principais capins para pastagem e entenda o que deve ser levado em conta no momento de definir o que é melhor para sua propriedade.
Capins para pastagem: dicas para escolher a forrageira ideal- Escolha da forrageira
Além disso, é preciso analisar também o tipo de fazenda e da atividade, como cria, recria, engorda ou silagem. Espécies mais produtivas e exigentes em termos de manejo, se adequam bem a sistemas intensivos de produção, já espécies mais rústicas vão bem nos sistemas mais extensivos, criados em solos mais pobres e de topografia montanhosa.
- Clima
Norte, Centro-Oeste e Sudeste
Regiões mais quentes e com boa disponibilidade de luz recebem bem gramíneas forrageiras de clima tropical, como Brachiaria (Brachiaria brizantha, Brachiaria decumbens e Brachiaria humidicola).
Nordeste
Capins do gênero Panicum são indicados em sistemas mais intensivos do Nordeste, porém as condições de baixa quantidade de chuvas e altas temperaturas em algumas regiões podem prejudicar o desenvolvimento dessas gramíneas. Neste caso, a recomendação é fazer uso da irrigação em sistemas intensificados e bem manejados.
Sul
Oferece condições adequadas para forrageiras perenes de verão, como as do gênero Pennisetum e Brachiaria, e para aquelas adaptadas aos invernos mais rigorosos, com baixas temperaturas, como cultivares de azevém, aveia e leguminosas.
- Características do solo
- Manejo da pastagem
O manejo é essencial na manutenção do valor nutricional das gramíneas. Para alcançar uma produção de forragem com bom valor nutritivo, o produtor deve buscar as recomendações de manejo mais adequadas para a espécie usada em sua propriedade.
Capins para pastagem: a melhor forrageira para cada atividade
- Brachiaria: são as mais utilizadas em sistemas de produção de leite e de carne no País.
- Marandu e decumbens: são utilizadas em praticamente todas as fases dos sistemas e são uma boa opção para as fases de recria e engorda.
- Tanzânia e Mombaça: são indicadas para sistemas intensificados de produção de leite, com pastejo rotacionados.
- Cynodon, Panicum, Pennisetum e Brachiaria brizantha: indicadas para o produtor que quer intensificar a produção de leite a pasto.
Quer saber mais sobre sementes e capins para pastagem? Acompanhe nossa página de Informativos. Conheça também nossos produtos e faça sua cotação com nossos vendedores pelo site ou pelo número (62) 3291-7788.