Capins para pastagem: saiba como escolher a forrageira certa

No Brasil, o pasto é a base da produção do rebanho bovino e para escolher a forrageira ideal e formar boas pastagens é preciso considerar alguns critérios. Confira as características dos principais capins para pastagem e entenda o que deve ser levado em conta no momento de definir o que é melhor para sua propriedade.

Capins para pastagem: dicas para escolher a forrageira ideal
 
  •  Escolha da forrageira
Para escolher a forrageira certa, o produtor deve considerar as características da espécie, como potencial produtivo, persistência, capacidade de rebrotação após corte ou pastejo e valor nutritivo.
Além disso, é preciso analisar também o tipo de fazenda e da atividade, como cria, recria, engorda ou silagem. Espécies mais produtivas e exigentes em termos de manejo, se adequam bem a sistemas intensivos de produção, já espécies mais rústicas vão bem nos sistemas mais extensivos, criados em solos mais pobres e de topografia montanhosa.
 
  • Clima
A escolha de capins para pastagem deve levar em conta critérios como temperatura, volume de chuva e tempo de exposição solar na região. Veja alguns exemplos:
 
Norte, Centro-Oeste e Sudeste
Regiões mais quentes e com boa disponibilidade de luz recebem bem gramíneas forrageiras de clima tropical, como Brachiaria (Brachiaria brizantha, Brachiaria decumbens e Brachiaria humidicola).
 
Nordeste
Capins do gênero Panicum são indicados em sistemas mais intensivos do Nordeste, porém as condições de baixa quantidade de chuvas e altas temperaturas em algumas regiões podem prejudicar o desenvolvimento dessas gramíneas. Neste caso, a recomendação é fazer uso da irrigação em sistemas intensificados e bem manejados.
 
Sul
Oferece condições adequadas para forrageiras perenes de verão, como as do gênero Pennisetum e Brachiaria, e para aquelas adaptadas aos invernos mais rigorosos, com baixas temperaturas, como cultivares de azevém, aveia e leguminosas. 
 
  • Características do solo
Antes do plantio de capins para pastagem, é necessário observar características como temperatura, precipitação, luminosidade e resistência do solo às pragas e doenças, além de fazer correção com calcário e adubar com fertilizantes, adequando-se à espécie escolhida.
 
  • Manejo da pastagem
 
O manejo é essencial na manutenção do valor nutricional das gramíneas. Para alcançar uma produção de forragem com bom valor nutritivo, o produtor deve buscar as recomendações de manejo mais adequadas para a espécie usada em sua propriedade.
 
Capins para pastagem: a melhor forrageira para cada atividade 
 
  • Brachiaria: são as mais utilizadas em sistemas de produção de leite e de carne no País.
  • Marandu e decumbens: são utilizadas em praticamente todas as fases dos sistemas e são uma boa opção para as fases de recria e engorda.
  • Tanzânia e Mombaça: são indicadas para sistemas intensificados de produção de leite, com pastejo rotacionados.
  • Cynodon, Panicum, Pennisetum e Brachiaria brizantha: indicadas para o produtor que quer intensificar a produção de leite a pasto.

Quer saber mais sobre sementes e capins para pastagem? Acompanhe nossa página de Informativos. Conheça também nossos produtos e faça sua cotação com nossos vendedores pelo site ou pelo número (62) 3291-7788.

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044