Saiba como combater a ferrugem asiática
A ferrugem asiática é umas das doenças que mais causa perdas nas plantações de soja, produzindo grãos de baixa qualidade, diminuindo a produtividade e gerando grandes prejuízos para o produtor. Atualmente, a doença está presente em quase todos os estados brasileiros que possuem a sojicultura, sendo transmitido através do fungo mais temido pelos agricultores, o Phakopsora pachyrhizi. Para te ajudar a combater a ferrugem asiática e proteger sua produção, confira as dicas que preparamos.
 

Sintomas da ferrugem asiática


 
O início da doença pode ser percebido através de pequenos pontos no tom verde claro e acidentado nas plantações, chamados de flecks, que surgem na folha ou no caule da soja, apresentando sinal de infecção do fungo.
Pesquisadores afirmam que as condições do ambiente influenciam no desenvolvimento do fungo, que geralmente apresenta sinais claros e posteriormente ficam amarelados. Para combater a ferrugem asiática é necessário identificá-la através da observação do campo com o auxilio de uma lupa para percepção dos sintomas.
 

Como combater a ferrugem asiática


 
Para combater a ferrugem asiática, é necessário utilizar fungicidas e realizar manejos eficientes usando mais de um tipo químico. Além disso, é importante fazer a rotação dos produtos para diferentes modos de ação.
Principais grupos de agroquímicos usados para combater a ferrugem asiática:
·Triazóis;
·Estrobilurinas;
·Carboxamidas.
Recomenda-se que o produtor se informe sobre as orientações dos produtos para a utilização, pois o uso incorreto pode reduzir a eficácia do produto.
Além dos grupos químicos, outras formas de manejo podem auxiliar no combate da praga, como plantar cedo, dentro da janela de plantio e utilizar materiais precoces. A plantação deve ser realizada de 15/09 a 31/12, sendo imprescindível a destruição de plantas guaxas entre 15/06 a 15/09 de cada ano.
Para plantações de grande produtividade, utilize sempre sementes de qualidade. A Sementes Santa fé possui compromisso com os clientes e o meio ambiente. Conheça nossos produtos e visite nosso site.
 

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044