Energia solar na agricultura: vantagens de usar esse recurso em sua propriedade rural

O aumento da eficiência da propriedade rural tem se tornado uma preocupação cada vez maior entre os agricultores. Diante desse cenário, os produtores têm buscado soluções para se tornarem autossustentáveis no consumo de energia elétrica. Para isso, uma solução tem sido a utilização da energia solar na agricultura como forma de reduzir as despesas e gerar excedente para suprir futuros consumos.

Para saber como e porque utilizar esse recurso, continue lendo.

Vantagens do uso da energia solar na agricultura

A utilização da energia solar na agricultura apresenta várias vantagens:

  • Redução do efeito estufa
  • Menor dependência da concessionária de energia
  • Torna o consumidor menos sujeito a apagões e intermitências
  • Diminuição imediata nas despesas com energia elétrica
  • Garantia de funcionamento de pelo menos 25 anos

Aplicações do uso da energia solar na agricultura

energia solar na agricultura tem várias aplicações, como bombeamento para irrigação, resfriadores para produção leiteira e cercas elétricas para manejo de gado. O sistema de energia solar pode ser adaptado ao tamanho da propriedade rural e a manutenção é feita pela chuva ou, em épocas de seca, com uma limpeza simples com água.

Funcionamento do sistema de energia solar na agricultura

O sistema de energia solar na agricultura é instalado em cima de telhados ou outras estruturas que reagem com a luz solar. Esses painéis ou módulos são conectados em um inversor solar que converte a energia captada em energia elétrica.

Em seguida, a energia que sai do inversor vai para ao quadro de luz e é distribuída para os pontos de energia na propriedade. Quando a energia produzida não é utilizada completamente, o excesso se transforma em crédito para ser usado em horários em que não há sol ou até mesmo nos meses seguintes.

Para saber mais sobre esse e outros temas ligados à agricultura, acompanhe os informativos da Sementes Santa Fé e tire suas dúvidas. Nossa equipe está à disposição para te atender e apresentar nossos produtos: fale conosco pelo número (62) 3291-7788.

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044