Conheça os tipos de adubo orgânico
O adubo orgânico tem a função de aumentar a fertilidade do solo e da sua atividade biológica, substituindo a fertilização industrial. Existem vários tipos de adubo orgânico que podem preparar a terra e melhorar o desenvolvimento da planta, além de métodos, técnicas e receitas para aumentar ainda mais a produção com adubação mais acessível e com qualidade superior.
Para escolher o melhor para sua terra, conheça os principais tipos de adubo orgânico e suas características.
Tipos de adubo orgânico 
·Esterco animal: Esse tipo de adubo orgânico é o mais tradicional, sendo utilizado em hortas e plantações. O produto é constituído do material orgânico em estado avançado de decomposição proveniente de excrementos de animais e as vezes pode consistir em mais de um resíduo orgânico. O esterco animal é famoso por seu alto potencial fertilizante quando adicionado a outro adubo orgânico, podendo substituir totalmente a adubação química.
·Húmus de minhoca: Resultante da decomposição da matéria orgânica digerida pelas minhocas, é a forma de matéria orgânica mais decomposta, o que facilita sua absorção, sendo uma excelente fonte de micro-organismos para o solo. Além disso, ao se locomover a minhoca cria tuneis que auxiliam na ventilação das raízes e facilitam a penetração no solo.
·Crustáceos e peixes: Repletos de fósforo, nitrogênio e alcalina, as cascas de crustáceos são excelentes para jardins e hortas, porém é necessário ser enterrada para que haja a compostagem. Além disso, esses tipos de adubo orgânico também podem utilizar restos de peixes como adubo em terras, principalmente os que necessitam de mais nitrogênio, como plantações de vegetais.
·Borra de café: Rico em fósforo, potássio e nitrogênio, o borrão de café é uma excelente opção por sua facilidade e simplicidade. Após coar o café, o borrão pode ser depositado em volta das plantas, cercando as mudas da horta. Além de sua performance em adubação, afasta também lesmas e caracóis.
·Cascas de ovos: É outro adubo geralmente desperdiçado, embora seja um importante adubo orgânico, rico em potássio e cálcio, o que aumenta a resistência das plantas e diminui a quantidade de larvas. É indicado que sejam lavadas, trituradas e adicionadas ao redor das mudas.
Benefícios do adubo orgânico 
Os diversos tipos de adubo orgânico são de grande utilidade para o produtor por serem econômicas, acessíveis e de boa qualidade. Podendo substituir os fertilizantes químicos, quando combinados com outros adubos orgânicos, podem aumentar ainda mais a fertilidade do solo, além de auxiliarem na descontaminação do solo e do meio ambiente.
Sementes Santa fé entende a importância da adubação do solo para o aumento da produção de seus clientes, por isso incentiva o uso de sementes de qualidade e adubação correta. Para saber mais, acesse nosso site e conheça nossos produtos.
 

PODEMOS AJUDAR ?

CELULAR

(62) 98147-0044